Glitter e purpurinas provocam morte de animais marinhos
Lilia Cristina2021-04-12T12:07:08-03:00Uma forma simples e barata de se fantasiar para o carnaval é usar o charmoso glitter que deixa tudo mais colorido e alegre. Quer, dizer, nem tudo…
O Glitter ou a famosa purpurina são produzidos por microplásticos e, embora sejam partículas minúsculas, demoram milhões de anos para se decomporem causando desde a causa contaminação do solo e entupimento de bueiros até mesmo a morte desde insetos a animais marinhos como tartarugas que acabam por engolir estas partículas.
Para evitar o uso dos microplásticos, é importante prestar atenção nas formulações dos produtos escolhidos.
Rótulos que contenham palavras como polyethylene ou microbeads, por exemplo, tem microplásticos na composição.
Isso vale tanto para glitter como para produtos como esfoliantes.
Segundo o biólogo Márcio Accordi:
“As pessoas têm se importado muito mais com o meio ambiente, principalmente nas últimas duas décadas, mas isso é apenas o começo – ainda é preciso mudar muito a conscientização e cultura das pessoas em geral”.
Foi justamente pensando nesse impacto das partículas plásticas que, aos poucos, têm surgido no mercado marcas que fabricam glitter biodegradável.
Uma delas é a Pura Bioglitter, que vende glítter feito de algas, pó de pedras e corantes naturais feito de forma artesanal.
A marca oferece um leque de , da cores dos mais tradicionais, como o dourado até os multicoloridos (o Pó de Unicórnio) Cada potinho custa em média R$ 10,00.
“Em 2016, meu irmão, que é biólogo, me alertou sobre os perigos dos microplásticos. Então eu, que amo Carnaval, parei para pensar pela primeira vez que as purpurinas que eu tanto amava deveriam ser nocivas também”, diz a fundadora da marca.
A marca foi lançada para o Carnaval de 2017, quando recebeu recorde de pedidos.
Além da Pura Bioglitter e a Glitra Bio(brasileiras), marcas como Bioglitz (americana) e Lush (inglesa) apostam na tendência de preservação ambiental para produzir iluminadorse brilhantes, ainda que não sejam purpurina, feitos com ingredientes naturais focados no desenvolvimento sustentável.
Então se você ama a natureza e o carnaval, seja também um ser do bem e seja também um ser do bem iluminado com glitter biodegradável.
A natureza agradece!
Deixe um comentário