Joaninhas no controle
Lilia Cristina2021-04-12T12:09:22-03:00Um dos insetos mais charmosos da natureza, sem dúvida é a joaninha. Seu visual colorido e chamativo inspira histórias, músicas e dizem que é símbolo de sorte, serenidade e felicidade.
No entanto, a atuação no controle biológico de pragas, é a razão principal que faz com que as joaninhas ganhem papel de destaque no reino dos insetos.
As joaninhas na verdade fazem parte da família dos coccinelídeos e são conhecidas aproximadamente mais de 5.000 espécies em todo mundo!
Esta família numerosa é composta por insetos predadores de insetos que são considerados pragas primárias e secundárias em ambientes agrícolas.
Portanto, os coccinelídeos incluindo as joaninhas, são insetos importantíssimos para a agricultura. Uma única joaninha pode comer até cem pulgões num único dia.
Condições favoráveis como a manutenção da diversidade de plantas e a liberação de novos insetos podem aumentar a eficiência destes
importantes predadores nos agroecossistemas.
Por isso, o controle biológico de pragas utilizando insetos benéficos, tem sido evidenciado nos últimos tempos devido ao incremento da necessidade
da utilização racional de insumos agrícolas, como os agrotóxicos e da condução das culturas agrícolas dentro de um contexto econômico, ecológico e social, premissas do manejo integrado de pragas.
Mas como atrair joaninhas?
Especialistas em hortas biológicas afirmam que para atraí-las é preciso plantar: endro, gerânios, funcho, coreópsis, angélica, cosmos, tanaceto, cominho, dente-de-leão, coentro, mil-folhas e/ou cenoura.
Se não encontrar joaninhas na sua horta, dá pra comprar “kits comerciais para criar joaninhas” e depois é só liberta-las nas plantas atingidas.
Elas vivem em média 180 dias.
As joaninhas também são seres do bem!
Comment (1)
Por gentileza, pode me orientar para um site de compra de joaninha? Para espantar os pulgões das minhas roseiras, já borrifei alho, cravo, vinagre, já usei água boricada para espantar formiga… pesquisei como comprar pulgões e nada.
Fico no aguardo.