Microondas são tão nocivos ao meio ambiente quanto carros
Lilia Cristina2021-06-30T18:31:59-03:00Microondas são tão nocivos ao meio ambiente quanto carros.
Os Cientistas da Universidade de Manchester descobriram que os microondas emitem 7,7 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano na União Europeia, o equivalente às emissões anuais de 6,8 milhões de automóveis.
Segundo os autores do trabalho, devem ser feitos esforços para reduzir o consumo e consciencializar as pessoas para o problema e para o uso dos eletrodomésticos de forma mais eficiente. Os micro-ondas representam a maior porcentagem de vendas de todo o tipo de fornos na UE, com número que chegam quase a 135 milhões de 2020. Apesar disso, o seu impacto no meio ambiente não era, até então, conhecida.
No total, a equipe investigou 12 fatores ambientais diferentes, incluindo as alterações climáticas, o esgotamento de recursos naturais e a toxicidade ecológica e detectou que só o processo de fabricação contribui com mais de 20% para o esgotamento de recursos naturais e alterações climáticas.
Porém é mesmo o consumo de eletricidade dos microondas que tem o maior impacto no meio ambiente, tendo em conta todo o ciclo de vida, desde a produção de combustíveis até à geração de eletricidade:
O estudo detectou que, em média, um microondas individual utiliza 573 quilowatts por hora (KWh) de eletricidade durante a sua vida útil estimada em oito anos, o que equivale à eletricidade consumida por uma lâmpada LED de 7 watts que fique continuamente acesa durante quase nove anos. Isto apesar de os micro-ondas passarem mais de 90% das suas vidas inativos, no modo espera.
Deixe um comentário