O Beija-Flor
Lilia Cristina2021-04-12T11:10:57-03:00Um dia, a floresta que era lar de vários bichos, foi tomada por um enorme incêndio.
As chamas se elevavam e se espalhavam como um monstro devorador a consumir tudo que via pela frente. Apavorados, os animais, corriam fugindo desesperadamente da catástrofe.
Porém, um pequenino beija-flor parecia não se intimidar: Voava o mais rápido que podia até o riacho, mergulhava e trazia algumas gotinhas de água, deixando-as cair sobre as chamas à borda da floresta.
O elefante olhando aquela cena indagou ao Beija-Flor:
_ Meu pequeno amigo, o que está fazendo? Olha o tamanho deste incêndio? você jamais conseguirá apagar todo este fogo com estas gotinhas de água.
O beija-flor, ofegante, respondeu:
_ Sei que não conseguirei apagar estas chamas. Mas, penso que se outros animais me virem fazendo isso, também poderão começar a fazer o mesmo e juntos certamente teremos mais chance.
Ao ouvir estas palavras o elefante correu em direção ao rio, encheu a sua tromba de água e jogou sobre as chamas. E de repente todos os animais da floresta passaram a fazer o mesmo, conseguindo juntos, apagar o incêndio. (Fábula O Beija Flor e o incêndio – Wangari Maathai – Premio Nobel da Paz -2004 – Com adaptações)
Esta é a origem do símbolo do Instituto Seres do Bem: O Beija-Flor.
Acreditamos que ao fazer a nossa parte, poderemos inspirar outras pessoas a fazer o mesmo e assim, juntos, certamente conseguiremos garantir um futuro para todas as espécies que habitam o nosso planeta.